Empreender em tempos de COVID-19

empreender covid-19

Olá Empreendedores! Agora que estamos em casa, com um pouco mais de tempo livre, é altura de trabalharmos nos nossos projetos. Não é altura de os meter na gaveta! Mesmo em tempos de COVID-19, podemos continuar a Empreender.

Não estamos em altura de avançar de cabeça (a não ser que seja um projeto dedicado à saúde… aí sim, avança sem medos). Esta altura não é para desistir, talvez adiar um pouco, mas não é um adiamento puro, pois não deverá estar parado.

Com uma boa parte da população confinada em casa, é uma boa altura para adquirir conhecimentos! Sim, leu bem, vamos investir na informação/formação. Não tem de gastar rios de dinheiro em formação, pode fazer auto-formação, ler ebooks, ver videos no Youtube, fazer formações em sites como o Hotmart, Udemy, Coursera, por ex.

Existem inúmeras formações que pode fazer:

  • Línguas – se o seu projeto assentar na exportação/importação é importante aprender um pouco sobre a língua dos seus clientes/fornecedores. O inglês é sempre uma excelente opção.
  • WordPress – aprender como funciona esta plataforma é um excelente ponto de partida para o seu negócio online. Pode conjugar o WordPress com o Woocommerce e desenvolver uma Loja Online fantástica.
  • Aprender a Ler Demonstrações Financeiras – é importante aprender a ler os números do seu negócio. Não fique refém do que o seu contabilista lhe diz, aprenda a ler e a interpretar um Balanço, uma Demonstração de Resultados, uma Demonstração de Alterações do Capital Próprio e uma Demonstração dos Fluxos de Caixa. Nós damos formação personalizada e individual nesta área por videoconferência.
  • Há muitas outras formações que pode fazer, mas estes foram apenas alguns exemplos.

Um pouco sobre Impostos

Muitos empreendedores, no início, são um pouco adversos a esta questão, mas é vital saber como funcionam os impostos relacionados com o nosso negócio. Apenas assim podemos evitar problemas futuros e surpresas desagradáveis. Já vi alguns empreendedores negativamente surpreendidos com as primeiras contas do IVA, por exemplo, pois não contavam com aquele valor a pagar.

Se soubermos como funcionam os impostos no nosso país podemos planificar a tesouraria, prevendo todos os pagamentos a efetuar. Empreender também é planificar.

Questões burocráticas

É mais um tema “chato”, mas importante, pois para empreender vai ter de enfrentar a burocracia. Vamos aproveitar este tempo para investigar como se forma uma empresa. Vamos aprender todas as questões burocráticas, os vários formalismos a cumprir com a constituição de uma empresa, obtenção de alvarás (quando aplicável), registo de marcas e patentes, etc.

Contabilidade

Puxando um pouco a brasa à minha sardinha, tente falar com alguns contabilistas, pois será o contabilista que o irá ajudar a organizar as contas da empresa, impostos, etc. Encare-o como um parceiro, pois é disso que o contabilista é: um parceiro. É pena muitas vezes não ser visto desta forma, pois muitos pequenos empresários encaram o contabilista como a pessoa que lhe trata dos impostos, mas adivinhem: grande erro! O contabilista é quem prepara a informação financeira e o pode ajudar a interpretar essa informação, dando-lhe todos os dados que necessita para tomar decisões no dia-a-dia.

Marketing

Esta é uma boa altura para fazer o plano de marketing do seu novo projeto. Tem tempo para planificar tudo com tempo, planificar as acções nas rede sociais, criar funis de vendas, campanhas de Google Ads, acções conjuntas com parceiros, etc.

Planifique, planifique e planifique.

Nesta altura execute apenas o indispensável, sendo uma boa altura para obter leads, mas não é grande altura para vendas.

Parceiros

É também uma boa altura para procurar parceiros para o seu negócio. Que tal procurar uma empresa para fazer as entregas das suas vendas online? Mas e que tal procurar fornecedores? Já analisou as várias alternativas de Gateway de pagamentos?

São apenas algumas questões que pode resolver durante este período, mesmo sem sair do sofá!

Dicas finais

Aquilo que normalmente é feito sobre a pressão do tempo, pois os empreendedores trabalham a contra-relógio, pode ser feito com mais calma. A pandemia de COVID-19 não nos vai dar tréguas tão depressa, não é expectável que voltemos às nossas vidas, à nossa rotina, tão depressa. Mas uma coisa é certa, não nos vai impedir de Empreender. Ao aceitarmos isso, podemos desenvolver a nossa ideia de negócio com calma, pensando em todos os detalhes.

Não desista, pelo contrário, avence! Mas tenha calma, pois o tempo em que vivemos é muito peculiar.

#fiqueemcasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

%d bloggers like this: