Menu Fechar

Open Source, Software alternativo?

open source

Antes de mais, vamos esclarecer o que se trata de Software Open Source.

Open Source é um termo inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico.

Por não possuir um custo de licença, oferece assim a oportunidade de qualquer empresa reduzir custos com TI de forma drástica.

Encontramos muito software open source hoje em dia, havendo alternativas livres de licenciamento para qualquer tipo de software.

Vamos dar-lhe uma lista de potenciais softwares que pode utilizar:

Sistemas Operativos

Editores de Imagem

Editores de Video

Editores de Som

Pacotes Office

Esta pequena lista é um pequeno exemplo do que podem encontrar. Existem milhares de programas livre de licença que podem utilizar nas vossas empresas e nos vossos projectos, poupando assim algum dinheiro que pode ser investido em outras áreas.

Sempre que possível, pois em alguns casos não conseguimos substituir o software “pago” por livre, não perdemos nada em experimentar estas alternativas. Porque não poupar algumas centenas de euros num pacote office? O Gimp, por exemplo, substitui bem o photoshop. Se não utilizamos nenhum software especifico que apenas roda em windows, porque não utilizar Linux?

No meu escritório, devido ao ERP que utilizo (que apenas roda em windows) e à necessidade de utilizar o Excel (os substitutos não o substituem a 100%) estou um pouco limitado, mas editores de imagem, video, audio, broadcast, email, browser, etc. são todos open source. Ou seja, sempre que posso, open source!

Este tipo de software exige um pouco mais de habituação, mas existem muitos tutoriais na internet que nos ajudam a trabalhar com eles e, desta forma, livrar-nos um pouco das pesadas licenças que somos obrigados a comprar, libertando assim recursos para outras áreas dos nossos negócios.

As estratégias de redução de custos, também passam por utilizar melhor a tecnologia ao nosso dispor.

Se tiver questões ou sugestões sobre este tema, contacte-nos.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *