Menu Fechar

Raize – Plataforma de Investimento e Financiamento

Raize

A Raize é uma Startup portuguesa de financiamento/investimento na economia real.

Esta startup começou em 2012, funcionando como uma plataforma para empresas que procurem financiamento fora da banca tradicional e para particulares que procurem investimentos com taxas de juro “simpáticas”.

Tenho acompanhado esta startup de perto, estando bastante agradado com ela. Sou utilizado enquanto investidor, tem uma boa taxa de juro e um risco menor que os investimentos em acções. Uma coisa agradável enquanto investidor é saber que estou a ajudar a economia “real”. A ajudar as pequenas e médias empresas a financiarem-se e a evoluir, ao contrário dos investimentos em acções e obrigações, que estão a financiar as grandes empresas.

Investidores

Podemos investir qualquer valor, desde cêntimos a milhares de euros a cada entidade, podemos facilmente ter 200 ou 300 emprestimos realizados a empresas diferentes, diluindo o risco de incumprimento. Quanto mais “espalhado” andar o nosso investimento, menor o risco.

Empresas que busquem financiamento

Do ponto de vista das empresas, é uma forma de procurarem financiamento fora da banca tradicional. O processo é analisado pela Raize, sendo definido o risco de cada empréstimo. Uma empresa com dificuldade em obter um crédito bancário, pode então encontrar aqui uma boa alternativa.

As empresas encontram muitas vezes dificuldades de obter financiamento, o que impede o seu crescimento. A Raize coloca as empresas em “contacto” com os investidores, a troco de uma comissão. Claro que este “contacto” não é bem assim, a Raize coloca o valor do empréstimo numa espécie de mercado, onde os investidores podem subscrever uma parte do crédito.

A Raize é supervisionada pelo Banco de Portugal e CMVM, dando assim garantias aos utilizadores da plataforma.

Experimentem a Raize, comecem com pouco dinheiro para entenderem como funciona. Eu começei com 20€ e tenho vindo a investir todos os meses, aumentando assim a minha carteira.

Para as empresas, aconselho então a encararem a Raize como uma potencial fonte de financiamento para as vossas operações.

Se tiverem dúvidas sobre este ou outro assunto, contacte-nos

Bons Investimentos!

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *