Margem de Venda – Sabe como calcular?
Este é um tema muito pertinente, pois a maioria dos empresários calcula a margem de venda de forma errada.
A correcta definição do preço vai definir se o negócio é rentável ou não e se gera fluxos económicos suficientes para a sustentabilidade do negócio.
Um simples erro na fórmula pode fazer-nos perder muito dinheiro, acreditem.
Primeiro, o que é a Margem de Venda?
A Margem é a percentagem do Preço de Venda (PVP) que a empresa tem de lucro, por exemplo, um produto que é vendido por 1€ e tem uma margem de 30%, significa que se ganha 0,30€ por cada unidade vendida.
A fórmula errada
A fórmula que muita gente aplica no cálculo da margem é a seguinte:
Preço de Venda = Preço de Custo x (1+Margem)
Nada mais errado, como vamos demonstrar.
Exemplo, Para uma margem de 30%, PVP = 1 x (1+0,3) = 1×1,3 = 1,3
Ora, um PVP de 1,3 e um Preço de Compra de 1 não dá uma Margem de 30%.
Margem = 100 – (100/1,3) = 23,08
Fez-se as contas para uma Margem de 30% e, na realidade, calculámos uma margem de 23,08%, perdendo cerca de 7% de margem.
Como se calcula a Margem de Venda?
Preço de Venda = 100 x (Preço de Custo ÷ (100 – Margem))
Para o exemplo anterior, uma margem de 30% sobre um produto que custa 1€, dá o seguinte PVP:
Preço de Venda = 100 x (1 ÷ (100 – 30)) = 1,43€
Como vêm, o preço é bastante diferente, desta forma ganhamos realmente 30% do valor da venda.
Mesmo alguns fornecedores, ao sugerirem um PVP com determinada margem, têm a margem mal calculada, dando assim a ilusão de determinados ganhos que são apenas ilusórios.
O conselho que vos posso dar é a fazerem bem as contas aos preços de venda, pois, como viram, basta um erro na fórmula para nos fazer perder dinheiro.
Se tiverem alguma questão ou sugestão, contactem-nos.