calculo margem de venda
Gestão

Margem de Venda – Sabe como calcular?

Este é um tema muito pertinente, pois a maioria dos empresários calcula a margem de venda de forma errada.

A correcta definição do preço vai definir se o negócio é rentável ou não e se gera fluxos económicos suficientes para a sustentabilidade do negócio.

Um simples erro na fórmula pode fazer-nos perder muito dinheiro, acreditem.

Primeiro, o que é a Margem de Venda?

A Margem é a percentagem do Preço de Venda (PVP) que a empresa tem de lucro, por exemplo, um produto que é vendido por 1€ e tem uma margem de 30%, significa que se ganha 0,30€ por cada unidade vendida.

A fórmula errada

A fórmula que muita gente aplica no cálculo da margem é a seguinte:

Preço de Venda = Preço de Custo x (1+Margem)

Nada mais errado, como vamos demonstrar.

Exemplo, Para uma margem de 30%, PVP = 1 x (1+0,3) = 1×1,3 = 1,3

Ora, um PVP de 1,3 e um Preço de Compra de 1 não dá uma Margem de 30%.

Margem = 100 – (100/1,3) = 23,08

Fez-se as contas para uma Margem de 30% e, na realidade, calculámos uma margem de 23,08%, perdendo cerca de 7% de margem.

Como se calcula a Margem de Venda?

Preço de Venda = 100 x (Preço de Custo ÷ (100 – Margem))

Para o exemplo anterior, uma margem de 30% sobre um produto que custa 1€, dá o seguinte PVP:

Preço de Venda = 100 x (1 ÷ (100 – 30)) = 1,43€

Como vêm, o preço é bastante diferente, desta forma ganhamos realmente 30% do valor da venda.

Mesmo alguns fornecedores, ao sugerirem um PVP com determinada margem, têm a margem mal calculada, dando assim a ilusão de determinados ganhos que são apenas ilusórios.

O conselho que vos posso dar é a fazerem bem as contas aos preços de venda, pois, como viram, basta um erro na fórmula para nos fazer perder dinheiro.

Se tiverem alguma questão ou sugestão, contactem-nos.

CEO da Numeraura Contabilidade Contabilista Certificado e Consultor

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