SWOT – A Análise fundamental

SWOT – A Análise fundamental

Olá Empreendedores, de certo que já ouviram falar da Análise SWOT, ou FOFA em português.

Mas afinal do que se trata?

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planeamento estratégico de empresas e de novos projetos.

A sigla SWOT significa:

  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Tal como podemos ver pelas siglas, trata-se de uma análise fundamental para qualquer fase de um projeto, mais especificamente na fase incial. Isto porque nos permite analisar os nossos pontos fortes, pontos fracos, oportuninades e ameaças. Se formos honestos connosco próprios a fazer a análise SWOT, conseguimos ver onde temos de melhorar para que o nosso projeto tenha sucesso. E é aqui que muitos negócios começam a falhar.

Imaginemos um colecionador de máquinas arcade antigas, que se reúne com outros colecionadores para fazerem torneios e reparar as suas máquias, e pensou num negócio de reparação dessas mesmas máquinas:

Strengths (Forças)Weaknesses (Fraquezas)
O Sr. é colecionador
O Sr. organiza reuniões com outros colecionadores, onde também fazem reparações de máquinas
O Sr. tem pouco capital
O Sr. necessita de ajuda para pesquisa e desenvolvimento de peças para máquinas mais exóticas
Opportunities (Oportunidades)Threats (Ameaças)
Há falta de peças no mercado
A maioria das patentes já expirou
O processo de fabrico é simples e barato, através de impressoras 3D
O Sr. tem acesso a um grupo de potenciais clientes a quem demonstrar o produto
As peças não são patenteáveis
O negócio é fácil de ser replicado

Este é um exemplo de uma matriz SWOT aplicada a uma ideia de negócio.

Este procedimento tanto pode ser aplicado a um negócio totalmente novo, como a um novo produto numa empresa já existente. É importante tomarmos consciência onde somos bons e onde necessitamos de melhorar (ou até de contratar alguém). Também convém tomarmos consciência das ameaças ao nosso negócio. Pegando no exemplo acima, este é um negócio muito fácil de ser replicado e não é passivel de ser patenteado, logo pode parecer pouco atrativo. Por outro lado, não há peças suplentes no mercado e o processo de fabrico é simples e barato.

Portanto, aconselho-vos a sempre fazerem uma análise SWOT antes de se atirarem de cabeça a um novo negócio.

Se necessitar de ajuda para construir a sua Matriz SWOT, pode contactar-nos.

Autor

Luis Duarte
Luis Duarte
CEO da Numeraura Contabilidade
Contabilista Certificado e Consultor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *