Cash-Flow, como posso aumentar o da minha Empresa?

Cash-Flow, como posso aumentar o da minha Empresa?

Olá Empreendedores, o Cash-Flow (ou Fluxo de Caixa) é um rácio (ou indicador) que permite apurar a saúde financeira de uma empresa. Também permite prever algumas situações mais gravosas que numa situação limite levariam o seu negócio às tão indesejadas falência técnica ou a insolvência. Então vamos ver algumas formas de melhorar o Cash-Flow do seu negócio para impedir que tal aconteça.

O indicador Cash-Flow (fluxo de caixa) é medido pela diferença entre as entradas e as saídas de dinheiro de uma empresa durante um determinado período de tempo. Para se fazer o correto apuramento, recorre-se a uma demostração financeira chamada de Demonstração dos Fluxos de Caixa, que divide os fluxos de caixa em três tipos de atividade:

  • as atividades operacionais,
  • as atividades de financiamento,
  • as atividades de investimento.

Para um negócio, por mais pequeno ou maior que seja, crescer ou suportar periodos mais complicados, vai necessitar sempre de uma coisa: liquidez! É essa liquidez que vai permitir investir em equipamentos, em pessoal, em stocks, etc. sem colocar toda a operação em risco, bem como conseguir pagar todos os seus compromissos sem colocar a Solvabilidade em risco.

Dicas para aumentar o Fluxo de Caixa do seu Negócio

Algumas dicas podem parecer algo óbvias, mas vão ter um grande impacto nas contas da sua Empresa. Não vale a pena descurar nada.

Reduzir a estrutura de custos da empresa

Esta é umas dicas mais óbvia. A estrutura de custos de uma empresa tem de ser condizente com a capacidade de gerar receitas.

Para conseguir fazer esta redução, tem de fazer um correto levantamento de todos os custos da empresa e identificar todos os que não são essenciais à atividade e que podem ser reduzidos, renegociando-os ou, pura e simplesmente, eliminandos-os. Todos os negócios têm custos que não são indispensáveis à atividade, a que muitas vezes se dá o nome de “gorduras”.

Uma boa dica é envolver os seus colaboradores neste processo, pois muitas vezes têm melhor percepção da operacionalização do negócio que o próprio empresário.

Aumentar o Prazo Médio de Pagamento

Este não bem uma dica, é mais relembrar a evidência do Prazo Médio de Pagamento. Quanto maior for o PMP, mais tempo o dinheiro fica retido dentro do seu negócio. Assim, pode utilizar esse dinheiro para investir ou fazer face a outros compromissos que tenha (lembrando que os compromissos comvo Estado não são prolongáveis sem as devidas penalizações).

Tente aumentar o prazo de pagamento junto dos seu fornecedores para tempos mais confortáveis, como 60, 90 ou a 120 dias. Muitas vezes, com as compras de maior volume é possivel aumentar o prazo de forma simples. Vale também olhar para as condições de compra, pois um prazo mais curto, por vezes, tem um desconto financeiro associado.

Aumentar as vendas (volume de negócios)

Esta é a mais simples de entender e a mais dificil de implementar. Não basta apenas vender mais, tem de se vender da formao correta, e vender da forma correta é vender com Margem suficiente para cobrir todos os Custos Diretos e Indiretos.

Para conseguir vendar mais vai ter de melhorar a sua performance comercial, aumentando o número de contatos comerciais, aumentar a taxa de conversão das vendas, aumentar a quantidade vendida a cada cliente e aumentar o valor médio de cada compra. Dependendo do tipo de negócio (e tem de conhecer bem o seu) vai ter de recorrer a estratégias diferentes para afinar a estratégia comercial.

Diminuir o Prazo Médio de Recebimento

Em contraponto com o Aumento do Prazo Médio de Recebimento, tem de conseguir receber mais cedo dos seus Clientes.

Quanto mais cedo receber, mais dinheiro vai ter em caixa e mais dinheiro disponivel para investir e para fazer face aos compromissos assumidos.

Portanto, quanto mais cedo receber dos seus Clientes, melhor será a diferença entre as entradas e as saidas de fluxos monetários.

Novamente, para conseguir diminuir o Prazo Médio de Recebimento, de acordo com o seu negócio, vai ter de recorrer a estratégias diferentes, como oferecer um desconto financeiro para os recebimentos a pronto pagamento (em alguns negócios não se aplica, como o retalho).

Uma boa gestão de stocks

Este é aquele ponto em que muitos empresários não dão a devida atenção, mas que podem alavancar um negócio (e afundar também). Uma gestão de stocks eficaz vai evitar investimentos desnecessários, redução de perdas e evitar falta de stocks. O tempo de permanencia dos stocks em armazém deve ser o minimo possivel, até para reduzir o espaço necessário para armazenagem.

Mercadorias, ou Matérias-Primas, muito tempo em stock traduzem-se em dinheiro parado e a desvalorizar (salvo algumas exeções).

A produção deve ser planeada tendo em conta as suas vendas, e as suas compras devem ser planeadas de acordo com a produção. Se o seu negócio apenas comercializa produtos, as compras de mercadorias devem ser ajustadas à procura (muito cuidado com os produtos sazonais).

Resumindo, é muito importante não descurar a gestão do Cash-Flow do seu negócio. É possivel o seu negócio ter lucro e apresentar dificuldades de tesouraria, pois as entradas e as saidas de dinheiro da empresa podem estar muito desfasadas no tempo e depois surge a questão que nos é colocada muitas vezes:

“Eu tenho lucro, mas não tenho dinheiro na conta bancária, como é possivel?”

Portanto, é melhor evitar esta questão e gerir o Cash-Flow (fluxos de caixa) do seu negócio de forma eficiente!

Se tem alguma questão que queira ver respondida, contate-nos.

Autor

Luis Duarte
Luis Duarte
CEO da Numeraura Contabilidade
Contabilista Certificado e Consultor

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