Características de um Empreendedor de Sucesso

Características de um Empreendedor de Sucesso

Olá Empreendedores! Hoje vou falar sobre algumas características que distingue um Empreendedor de Sucesso.

Há três características fundamentais para ser um Empreendedor de Sucesso.

Coragem

Coragem” significa que você deve ter um instinto empreendedor, que inclui um desejo irresistível de ter seu próprio negócio. Você deve ter coragem e dedicação para se dedicar totalmente ao seu objetivo. A propósito, a devoção ao seu objetivo é muito mais provável se você amar verdadeiramente o negócio que pretende desenvolver. A vida é demasiado curta para começar um pequeno negócio que não lhe dê satisfação e alegria. E, nos bons e nos maus momentos, você manterá algo que ama. Esta satisfação irá fazer com que avance com o seu negócio, mesmo nos maus momentos e quando sente falta de apoio de quem o rodeia.

Conhecimento

Embora níveis académicos adequados sejam importantes, “cérebros” empreendedores significam mais do que realizações académicas. Para se poder tornar num empresário de sucesso, você deve ter um conhecimento prático do negócio que pretende iniciar antes de o iniciar propriamente. O bom senso, quando combinado com a experiência apropriada, é a capacidade intelectual necessária. Prudência, acompanhamento e atenção aos detalhes são muito importantes. Na minha opinião, a característica mais importante para um Empreendedor é a capacidade de aprender. Esta capacidade de aprendizagem vai ser muito necessária ao longo do caminho, a não ser que tenha capital ilimitado para investir e contratar pessoas qualificadas para fazer as coisas por si. Vai ter de aprender sobre um pouco de tudo, desde processos de produção, marketing, finanças, recursos humanos, etc. Iniciar um negócio é o melhor MBA que pode tirar (mais tarde até pode tirar um MBA para limar e consolidar alguns conhecimentos).

O mote é: se não sabe fazer e não tem dinheiro para mandar fazer, aprenda! Pode tirar um curso, ler livros, pesquisar no Google, ver tutoriais no Youtube… hoje temos fontes ilimitadas de conhecimento, basta utilizar essas fontes.

Capital

Este é o tema mais complexo, sem dúvidas. Mas muitos negócios podem ser iniciados com um pequeno investimento. Existem muitos negócios de sucesso pelo mundo fora que iniciaram com investimentos abaixo dos 100€. Então, conforme o negócio cresce e você ganha mais experiência, o fluxo de caixa do seu negócio pode ser usado para o crescimento. Em alguns casos, não precisa de capital inicial para contratar outras pessoas porque pode começar por fazer tudo sozinho. O início “faça você mesmo” é uma boa maneira de aprender tudo sobre o seu negócio e também o torna mais qualificado para delegar trabalho a outras pessoas no futuro. Isto exige muito tempo, dedicação e esforço, mas também traz muita realização. Se fizer o máximo que conseguir sozinho, vai poupar muito dinheiro. Esse dinheiro poderá ser utilizado em outras áreas, como a publicidade.

Autor

Luis Duarte
Luis Duarte
CEO da Numeraura Contabilidade
Contabilista Certificado e Consultor

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *