Está na hora de reinventar o seu Negócio!

Reinventar Negocio

Olá a todos! Estou de volta. Têm sido tempos de muito trabalho, pelo que o tempo para escrever no Blog tem sido muito pouco. Tenho-me ocupado em ajudar a reinventar negócios nestes últimos tempos, pelo que este artigo vem numa altura oportuna.

Nestes tempos de Covid-19, os negócios têm a necessidade de mudar, quer pela alteração dos padrões de consumo, quer pelo confinamento das pessoas.

A restauração foi obrigada a fechar, então viraram-se para o take-away e para as entregas. As lojas online dos hipermercados nunca tiveram tanta procura como agora, o teletrabalho aumentou a venda de impressoras como nunca.

O que fez a grande diferença entre os negócios que se aguentaram ou prosperaram foi a capacidade de adaptação e mudança.

Agora está na hora de reinventar o negócio para se precaver de uma 2ª ou 3ª vaga do Covid-19. Vamos ter de estar preparados para novos confinamentos, pelo menos até à descoberta de uma cura que elimine o vírus, pois uma vacina deverá demorar um pouco mais de tempo. Em Portugal, estamos a sair do confinamento obrigatório, mas estima-se que no outono volte uma nova vaga do Coronavirus.

Então temos de preparar os nossos negócios para tal!

Trabalhos de Escritório

Preparem as coisas para ser possível trabalhar em Teletrabalho. Preparem os vossos sistemas com VPN’s, RDP’s, sistemas em Cloud, arquivos digitais, etc., de modo a poder ser possível trabalhar em qualquer lado. Isto é benéfico a todos os níveis, na minha ótica, é uma excelente oportunidade das empresas diminuirem custos e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Lojas

Uma Loja Online é obrigatório! Não há volta a dar. Os consumidores estão mais voltados para as lojas online do que nunca. O confinamento obrigou os consumidores a olharem para o comércio online com outros olhos, pois muitos dos negócios foram obrigados a fechar portas temporariamente, mas as necessidades de consumo não mudaram assim tanto. O canal de venda online é cada vez mais importante no mundo atual.

Serviços de Saúde

Na maioria dos casos, é possível fazer consultas online. Muitas clínicas optaram por esta via durante a quarentena, pois tiveram de encerrar as portas e os pacientes não podiam ficar sem acompanhamento. Tirando alguns casos, em que é necessário fazer observação clinica in loco, as consultas podem ser realizadas online. As teleconsultas são uma boa oportunidade para os profissionais de saúde, e não me refiro apenas a médicos, outros profissionais, como psicólogos, podem beneficiar muito deste tipo de consultas.

Restauração

Apostem no take-away e nas entregas! Para as entregas nem precisam de uma frota própria, podem aderir ao Uber Eats, por exemplo. Em Portugal, a restauração assim que abrir, vai ter a lotação restringida, pelo que o volume de negócios também vai baixar, então acho que vale a pena tentar o take-away e as entregas para compensar essa quebra (ou até aumentar o VN).

Outros negócios terão de ser vistos caso a caso, pois podem ter de se reinventar completamente, criar novos ramos de negócio, etc.

Devem pensar em reinventar o vosso negócio de forma séria, pois esta reinvenção pode ditar a sobrevivência, ou não, dos vossos negócios. Não podemos esperar que uma cura ou vacina chegue dentro de pouco tempo e tudo volte ao normal. Mesmo que uma cura ou vacina chegue rápido ao mercado, as coisas ainda vão demorar tempo demais a voltar à normalidade, mas os comportamentos de consumo já foram alterados, e isso não há volta a dar.

Façam um plano de negócios, de forma a verificar a viabilidade das mudanças que querem aplicar e se o custo-benefício vale a pena. Este é um ponto que não vale a pena saltar, pois tem de se analisar os custos, previsões de venda, o mercado, etc. para sabermos se vamos melhorar o negócio ou vamos perder tempo e energia. Caso não saibam fazer um plano de negócios, recorram a um profissional para vos elaborar um, pois esse documento vai ajudar-vos a ter uma visão mais clara do que têm de fazer.

Prontos para Reinventar o vosso Negócio?

Se tiverem dúvidas, ou puder ajudar, contactem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

%d bloggers like this: