A figura do Contabilista
Infelizmente os empresários continuam sem olhar para o contabilista da forma errada.
O contabilista não é aquela pessoa a quem se paga para tratar dos impostos. Não se pode estar mais errado. Este não é o único papel do contabilista.
A contabilidade não é apuramento de impostos, de todo. A contabilidade produz informação financeira. Esta informação financeira deveria ser aproveitada pelos empresários para avaliarem o estado dos seus negócios e para tomarem decisões.
O contabilista deveria ser olhado mais como um parceiro estratégico, pois ao produzir informação financeira vital para a tomada de decisão em consciência, tem um papel muito importante dentro de qualquer empresa.
A contabilidade permite verificar o desempenho de uma organização, verificar a saúde financeira, permite verificar o real estado de uma empresa. Os empresários deveriam preocupar-se mais com estas informações, pois o saldo da conta bancária da empresa não é o único indicador para onde se deve olhar.
Um parceiro estratégico
“Pequenos” detalhes como a forma como se alcançou determinado resultado, por exemplo, houve lucro, mas de que forma houve esse lucro? Foi à conta dos resultados operacionais? Foi com resultados financeiros? Com resultados extraordinários? O que significa tudo isso? São questões que o seu contabilista pode ajudar a esclarecer!
Uma dica que considero importante é olharem para o vosso contabilista como um parceiro e não como um mero prestador de serviços. Ele sabe mais sobre a sua empresa do que qualquer outra pessoa. Ele pode ajudar a tomar decisões, quer quotidianas, quer estratégicas. Por isso digo que que é um parceiro estratégico e também um consultor.
Obviamente que o seu contabilista também lhe vai “tratar dos impostos”, e pode ajudar a maximizar a eficiência fiscal da empresa, permitindo assim poupar dinheiro à empresa.
Esta é a visão sobre o papel do contabilista que tenho e que temos na nossa empresa.
Se tiver alguma questão como o contabilista o pode ajudar, contacte-nos.