Características de um Empreendedor

Características de um Empreendedor

Para o empreendedor criar uma nova empresa ou desenvolver um novo negócio não basta uma boa ideia, é preciso conhecer bem o mercado e ter a noção de como criará valor ao iniciar a sua actividade e lançar os seus produtos ou serviços. Existem outras características que um empreendedor deve ter, ou desenvolver, ao longo da sua vida, de forma a ter a capacidade para estar à altura dos desafios.

Veja as principais características que ajudam a traçar o perfil do empreendedor

Iniciativa – O espírito empreendedor começa com a capacidade de iniciativa, e essa é a principal característica pessoal de um empreendedor. Ele está sempre a procurar novas oportunidades de negócio e tem um grande conhecimento do mercado.

Capacidade de liderança – Um empreendedor deve ser capaz de inspirar os seus colaboradores a darem o seu melhor em tudo o que fazem na empresa. Para isso, deve então delegar tarefas e envolver toda a equipa no projecto, cada colaborador deve sentir que o seu contributo gera valor na organização.

Amar o que faz – Um empreendedor deve aliar os seus gostos ao negócio que cria. Isso é fundamental para o sucesso da empresa. Assim, a paixão pelo que faz vai despertar o brilho nos seus olhos.

Capacidade de planeamento – Saber estabelecer metas e objectivos é uma das principais características do empreendedor. É preciso ter um conhecimento claro de onde está e onde deseja chegar. Além disso, deve criar planos de acções, implementá-los, analisar e corrigir possíveis desvios.

Domínio da comunicação (verbal e não verbal Um empreendedor deve saber expressar as suas ideias de forma clara e objectiva, pois estará constantemente em contacto com clientes, parceiros e colaboradores.

Capacidade de auto motivação  O empreendedor é, por norma, o líder da empresa, e, cabe ao líder motivar os colaboradores. Por isso, deve ser capaz de se auto motivar, mesmo em tempos de adversidade. Isso o ajudará no desenvolvimento do negócio e na relação e motivação dos funcionários.

Autoconfiança – Não deve ser confundida com falta de humildade, mas a autoconfiança é uma característica determinante num empreendedor. É preciso confiar na sua capacidade de tomar decisões e guiar a equipa.

Persistência – No mundo dos negócios existem muitos dias difíceis. Deve então ser capaz de controlar as emoções e ser persistente nos momentos mais complicados. Muitos dos grandes empreendedores têm uma história de superação e isso é determinante no sucesso dos negócios.

Ter uma boa rede de contactos – Um empreendedor deve conhecer pessoas importantes e que sejam influenciadores dentro da sua área de actividade. Isso é importante no desenvolvimento de novas parcerias, na identificação de novas oportunidades de negócio, na contratação de novos colaboradores para a empresa ou mesmo quando o empreendedor necessita de ter acesso a uma pessoa ou cargo em específico numa organização – se conhecer alguém que o possa apresentar a essa pessoa, estará a ter um atalho muito importante. Invista no networking e num bom perfil do Linkedin.

Como ser um Empreendedor de sucesso

Ficou motivado com o que leu e quer criar o seu próprio negócio? Veja as nossas dicas para que possa ser um empreendedor de sucesso:

1. Tenha paixão pelo negócio – se não gostar da área na qual está a investir, de certo terá grandes dificuldades em manter a motivação nos tempos de adversidade e em motivar os seus colaboradores.

2. Mantenha-se informado – leia livros, revistas, sites, blogs e frequente eventos e conferências dentro da sua área de actividade. Fique também a conhecer casos de sucesso na sua indústria e as movimentações dos seus concorrentes.

3. Invista na sua formação – Estude bastante! Tire cursos, formações e workshops. Esses conhecimentos base vão então ajudar no desenvolvimento do seu negócio a médio longo prazo.

4. Dê vida às suas ideias – se tem uma ideia de negócio que considera que pode ter sucesso, arrisque! Afinal de contas, a única forma de saber se é uma boa ideia ou não é testando no mercado.

5. Divulgue o seu negócio – crie uma presença relevante nas redes sociais para a sua empresa, tenha um website profissional e não se esqueça então de divulgar o seu negócio também offline. Comunique onde os seus potenciais clientes estão.

Se gostou deste artigo, comente ou entre em contacto connosco!

Autor

Luis Duarte
Luis Duarte
CEO da Numeraura Contabilidade
Contabilista Certificado e Consultor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *