SWOT – A Análise fundamental
Olá Empreendedores, de certo que já ouviram falar da Análise SWOT, ou FOFA em português.
Mas afinal do que se trata?
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planeamento estratégico de empresas e de novos projetos.
A sigla SWOT significa:
- Strengths (Forças)
- Weaknesses (Fraquezas)
- Opportunities (Oportunidades)
- Threats (Ameaças)
Tal como podemos ver pelas siglas, trata-se de uma análise fundamental para qualquer fase de um projeto, mais especificamente na fase incial. Isto porque nos permite analisar os nossos pontos fortes, pontos fracos, oportuninades e ameaças. Se formos honestos connosco próprios a fazer a análise SWOT, conseguimos ver onde temos de melhorar para que o nosso projeto tenha sucesso. E é aqui que muitos negócios começam a falhar.
Imaginemos um colecionador de máquinas arcade antigas, que se reúne com outros colecionadores para fazerem torneios e reparar as suas máquias, e pensou num negócio de reparação dessas mesmas máquinas:
Strengths (Forças) | Weaknesses (Fraquezas) |
O Sr. é colecionador O Sr. organiza reuniões com outros colecionadores, onde também fazem reparações de máquinas | O Sr. tem pouco capital O Sr. necessita de ajuda para pesquisa e desenvolvimento de peças para máquinas mais exóticas |
Opportunities (Oportunidades) | Threats (Ameaças) |
Há falta de peças no mercado A maioria das patentes já expirou O processo de fabrico é simples e barato, através de impressoras 3D O Sr. tem acesso a um grupo de potenciais clientes a quem demonstrar o produto | As peças não são patenteáveis O negócio é fácil de ser replicado |
Este é um exemplo de uma matriz SWOT aplicada a uma ideia de negócio.
Este procedimento tanto pode ser aplicado a um negócio totalmente novo, como a um novo produto numa empresa já existente. É importante tomarmos consciência onde somos bons e onde necessitamos de melhorar (ou até de contratar alguém). Também convém tomarmos consciência das ameaças ao nosso negócio. Pegando no exemplo acima, este é um negócio muito fácil de ser replicado e não é passivel de ser patenteado, logo pode parecer pouco atrativo. Por outro lado, não há peças suplentes no mercado e o processo de fabrico é simples e barato.
Portanto, aconselho-vos a sempre fazerem uma análise SWOT antes de se atirarem de cabeça a um novo negócio.
Se necessitar de ajuda para construir a sua Matriz SWOT, pode contactar-nos.