Menu Fechar

Demonstrações Financeiras – Sabe como ler?

Demonstrações Financeiras

Saber ler Demonstrações Financeiras é essencial para todo o empreendedor. Nestas demonstrações está reflectida a vida da empresa, tal como a sua performance e o seu estado actual.

Todo e qualquer gestor deve saber ler um Balanço ou uma Demonstração de Resultados, pois é uma fonte crucial de informação sobre a empresa.

Não deve ficar dependente de terceiros para obter informação sobre a sua empresa, a contabilidade prepara as Demonstrações Financeiras para que o gestor as possa ler e tirar as suas conclusões. Não fique refém de outra pessoa para conseguir extrair informação desses tão importantes mapas.

Na minha óptica, há alguns mapas que todos os gestores deveriam saber ler, como um Balancete, um Balanço e uma Demonstração de Resultados. Numa 2ª fase, deve aprender também a ler um Mapa de Fluxos de Caixa e um Mapa de Origens e Aplicações de Fundos. Numa 3ª fase deverá estar familiarizado com alguns rácios de análise financeira e económica.

Vou preparar, em breve, uma série de artigos para ensinar o básico da leitura de Balancetes, Balanços e Demonstrações de Resultados, capacitando-o para “olhar” de outra forma para as suas contas. Pois é muito diferente sermos nós a ler e interpretar as contas do que ser outra pessoa a fazê-lo por nós. Saber estes aspectos básicos também dá outra preparação para reuniões com entidades externas interessadas nas nossas contas, como por exemplo bancos.

Vamos avançar, juntos, para termos empreendedores com uma maior literacia financeira, mais preparados e com maior capacidade de análise (e consequentemente maior capacidade de tomar decisões). Vou ajudá-los neste processo, que pode parecer complicado à primeira vista, mas que vai ser muito útil no seu futuro.

Se tiver alguma questão ou sugestão, contacte-nos

Partilhar

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *