Características de um Empreendedor
Para o empreendedor criar uma nova empresa ou desenvolver um novo negócio não basta uma boa ideia, é preciso conhecer bem o mercado e ter a noção de como criará valor ao iniciar a sua actividade e lançar os seus produtos ou serviços. Existem outras características que um empreendedor deve ter, ou desenvolver, ao longo da sua vida, de forma a ter a capacidade para estar à altura dos desafios.
Veja as principais características que ajudam a traçar o perfil do empreendedor
Iniciativa – O espírito empreendedor começa com a capacidade de iniciativa, e essa é a principal característica pessoal de um empreendedor. Ele está sempre a procurar novas oportunidades de negócio e tem um grande conhecimento do mercado.
Capacidade de liderança – Um empreendedor deve ser capaz de inspirar os seus colaboradores a darem o seu melhor em tudo o que fazem na empresa. Para isso, deve então delegar tarefas e envolver toda a equipa no projecto, cada colaborador deve sentir que o seu contributo gera valor na organização.
Amar o que faz – Um empreendedor deve aliar os seus gostos ao negócio que cria. Isso é fundamental para o sucesso da empresa. Assim, a paixão pelo que faz vai despertar o brilho nos seus olhos.
Capacidade de planeamento – Saber estabelecer metas e objectivos é uma das principais características do empreendedor. É preciso ter um conhecimento claro de onde está e onde deseja chegar. Além disso, deve criar planos de acções, implementá-los, analisar e corrigir possíveis desvios.
Domínio da comunicação (verbal e não verbal) – Um empreendedor deve saber expressar as suas ideias de forma clara e objectiva, pois estará constantemente em contacto com clientes, parceiros e colaboradores.
Capacidade de auto motivação – O empreendedor é, por norma, o líder da empresa, e, cabe ao líder motivar os colaboradores. Por isso, deve ser capaz de se auto motivar, mesmo em tempos de adversidade. Isso o ajudará no desenvolvimento do negócio e na relação e motivação dos funcionários.
Autoconfiança – Não deve ser confundida com falta de humildade, mas a autoconfiança é uma característica determinante num empreendedor. É preciso confiar na sua capacidade de tomar decisões e guiar a equipa.
Persistência – No mundo dos negócios existem muitos dias difíceis. Deve então ser capaz de controlar as emoções e ser persistente nos momentos mais complicados. Muitos dos grandes empreendedores têm uma história de superação e isso é determinante no sucesso dos negócios.
Ter uma boa rede de contactos – Um empreendedor deve conhecer pessoas importantes e que sejam influenciadores dentro da sua área de actividade. Isso é importante no desenvolvimento de novas parcerias, na identificação de novas oportunidades de negócio, na contratação de novos colaboradores para a empresa ou mesmo quando o empreendedor necessita de ter acesso a uma pessoa ou cargo em específico numa organização – se conhecer alguém que o possa apresentar a essa pessoa, estará a ter um atalho muito importante. Invista no networking e num bom perfil do Linkedin.
Como ser um Empreendedor de sucesso
Ficou motivado com o que leu e quer criar o seu próprio negócio? Veja as nossas dicas para que possa ser um empreendedor de sucesso:
1. Tenha paixão pelo negócio – se não gostar da área na qual está a investir, de certo terá grandes dificuldades em manter a motivação nos tempos de adversidade e em motivar os seus colaboradores.
2. Mantenha-se informado – leia livros, revistas, sites, blogs e frequente eventos e conferências dentro da sua área de actividade. Fique também a conhecer casos de sucesso na sua indústria e as movimentações dos seus concorrentes.
3. Invista na sua formação – Estude bastante! Tire cursos, formações e workshops. Esses conhecimentos base vão então ajudar no desenvolvimento do seu negócio a médio longo prazo.
4. Dê vida às suas ideias – se tem uma ideia de negócio que considera que pode ter sucesso, arrisque! Afinal de contas, a única forma de saber se é uma boa ideia ou não é testando no mercado.
5. Divulgue o seu negócio – crie uma presença relevante nas redes sociais para a sua empresa, tenha um website profissional e não se esqueça então de divulgar o seu negócio também offline. Comunique onde os seus potenciais clientes estão.
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