4 Regras de Ouro para Novos Empreendedores

4 Regras de Ouro para Novos Empreendedores

É um ótimo momento para ser um empreendedor – na última década, a tecnologia nivelou o campo de atuação e impulsionou uma revolução empresarial. Como empresário, você agora tem um maior acesso a informação, o que lhe permite fazer escolhas inteligentes mais rapidamente. Você tem uma vantagem sobre as grandes empresas: é mais leve, mais flexível e mais rápido. Você pode atingir novos mercados com mais rapidez.

Mas ser um empresário de sucesso exige que você olhe para o quadro geral e siga um plano do início ao fim. Aqui estão algumas diretrizes práticas que podem ajudá-lo ao iniciar sua própria empresa:

Regra 1. Não se demita já

Considere começar o seu negócio em part-time, especialmente se o mesmo for online, enquanto você está a trabalhar e tem um rendimento estável. Geralmente, demora entre seis meses a um ano para iniciar um negócio e você não quer que a sua capacidade de pagar as suas contas pessoais dependa do sucesso instantâneo. Comece com o que você pode gerir, financeiramente e em termos de tempo, e cresça conforme a sua empresa cresce. Assim que o seu negócio for rentável o suficiente, dedique-se em exclusivo a ele, até para o fazer descolar.

Regra 2. Encontre o seu Nicho

Os dias das lojas generalistas acabaram. Principalmente online, os consumidores procuram lojas especializadas. Você tem que encontrar uma necessidade – algo que um grupo específico de pessoas deseja, mas não consegue nas grandes redes de lojas – e atendê-la. Você não pode competir com os grandes players do mercado, então você tem que descobrir onde eles não estão e entrar nos seus nichos.

Regra 3. Tenha uma Presença Online

Mesmo se você não estiver a planear iniciar um negócio de venda online, considere que a Internet pode desempenhar um papel valioso na sua empresa. Ter uma presença online, não só elimina as limitações da localização física, como também amplia a sua base de potenciais clientes em, literalmente, milhões. Também é uma ótima ferramenta para se promover e permitir que as pessoas saibam que você está lá e o que está a fazer.

Regra 4. Recuse Desistir

O empreendedorismo de sucesso requer criatividade, energia e um impulso para continuar, mesmo quando você falha.

Poucas pessoas entendem que antes de Bill Gates criar o extremamente bem-sucedido Microsoft Windows 3.0, ele criou um Microsoft Windows 1.0 e 2.0, que fracassaram – mas ele manteve-se firme. É pois essa determinação e recusa em desistir é o que separa os empreendedores bem-sucedidos dos malsucedidos. Arme-se com otimismo para superar o “Não” ou o problema. Não há nada de errado com o fracasso – apenas não repita o mesmo erro!

Quer saber mais sobre Empreendedorismo?

Subscreva a nossa Newsletter

Autor

Luis Duarte
Luis Duarte
CEO da Numeraura Contabilidade
Contabilista Certificado e Consultor

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *