É um ótimo momento para ser um empreendedor – na última década, a tecnologia nivelou o campo de atuação e impulsionou uma revolução empresarial. Como empresário, você agora tem um maior acesso a informação, o que lhe permite fazer escolhas inteligentes mais rapidamente. Você tem uma vantagem sobre as grandes empresas: é mais leve, mais flexível e mais rápido. Você pode atingir novos mercados com mais rapidez.
Mas ser um empresário de sucesso exige que você olhe para o quadro geral e siga um plano do início ao fim. Aqui estão algumas diretrizes práticas que podem ajudá-lo ao iniciar sua própria empresa:
Regra 1. Não se demita já
Considere começar o seu negócio em part-time, especialmente se o mesmo for online, enquanto você está a trabalhar e tem um rendimento estável. Geralmente, demora entre seis meses a um ano para iniciar um negócio e você não quer que a sua capacidade de pagar as suas contas pessoais dependa do sucesso instantâneo. Comece com o que você pode gerir, financeiramente e em termos de tempo, e cresça conforme a sua empresa cresce. Assim que o seu negócio for rentável o suficiente, dedique-se em exclusivo a ele, até para o fazer descolar.
Regra 2. Encontre o seu Nicho
Os dias das lojas generalistas acabaram. Principalmente online, os consumidores procuram lojas especializadas. Você tem que encontrar uma necessidade – algo que um grupo específico de pessoas deseja, mas não consegue nas grandes redes de lojas – e atendê-la. Você não pode competir com os grandes players do mercado, então você tem que descobrir onde eles não estão e entrar nos seus nichos.
Regra 3. Tenha uma Presença Online
Mesmo se você não estiver a planear iniciar um negócio de venda online, considere que a Internet pode desempenhar um papel valioso na sua empresa. Ter uma presença online, não só elimina as limitações da localização física, como também amplia a sua base de potenciais clientes em, literalmente, milhões. Também é uma ótima ferramenta para se promover e permitir que as pessoas saibam que você está lá e o que está a fazer.
Regra 4. Recuse Desistir
O empreendedorismo de sucesso requer criatividade, energia e um impulso para continuar, mesmo quando você falha.
Poucas pessoas entendem que antes de Bill Gates criar o extremamente bem-sucedido Microsoft Windows 3.0, ele criou um Microsoft Windows 1.0 e 2.0, que fracassaram – mas ele manteve-se firme. É pois essa determinação e recusa em desistir é o que separa os empreendedores bem-sucedidos dos malsucedidos. Arme-se com otimismo para superar o “Não” ou o problema. Não há nada de errado com o fracasso – apenas não repita o mesmo erro!
Quer saber mais sobre Empreendedorismo?
Subscreva a nossa Newsletter
Autor

Array
Gestão12 de Abril, 2023Gestão Financeira para Micro Negócios
Empreendedorismo5 de Abril, 20238 Dicas para Empreendedores
Contabilidade29 de Março, 2023A Demonstração dos Resultados
Gestão22 de Março, 2023Margem de Venda – Sabe como calcular?
Belo post, compartilhei com meus amigos.